Comitiva  Boi  Soberano


Principal                              Textos                                   Fotos

 

Estas fotografias mostram a participação da  Comitiva "Boi Soberano"  no primeiro concurso da  "queima do alho"  realizado pela Companhia de Rodeio Paulo Emílio, durante a Festa do Peão de Boiadeiro de São José do Rio Preto-SP,  no dia 26 de julho de 2.008,  onde foi a vice-campeã.

A "queima do alho" é o preparo da comida dos peões de boiadeiro das comitivas de transporte de boiada. Quando os boiadeiros se aproximavam do local onde a comida estava sendo preparada, sentiam o forte cheiro do alho sendo frito na panela e exclamavam: "o cozinheiro já está queimando o alho", isto é, está cozinhando. Daí surgiu a expressão que hoje dá nome ao famoso concurso de culinária que se realiza nas festas de peão de boiadeiro, principalmente na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, no Ponto de Pouso. A comida é feita em pequenos fogões dobráveis, chamados trempes, que viajam sobre os cargueiros. Os pratos são: arroz de carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e carne assada na chapa.

 

Aguinaldo José de Góes

Comissário

 

Foto Aguinaldo Góes/Tanabi-SP

José Ramos da Silva, cozinheiro, e Leandro Perpétuo da Silva, ajudante de cozinheiro, exibem o troféu.


Foto Aguinaldo Góes/Tanabi-SP

Comitiva Boi Soberano  apresenta os violeiros "Neno Carreiro" e "Candieiro".


Foto Aguinaldo Góes/Tanabi-SP

Dupla sertaneja de raiz, "Neno Carreiro e Candieiro"   tem no seu repertório músicas desde Torres e Florêncio a Ronaldo Viola, passando por Zé Carreiro e Carreirinho e Tião Carreiro e Pardinho.


Foto Aguinaldo Góes/Tanabi-SP

Aguinaldo José de Góes, comissário da Comitiva Boi Soberano, fala sobre a importância da cultura sertaneja de raiz, com destaque para a figura do peão de boiadeiro, convocando os ponteiros de boiada ali presentes para uma demonstração, onde deveriam executar os principais toques de berrante, a saber: solta, estradão, rebatedor, queima do alho e floreio.


Foto Aguinaldo Góes/Tanabi-SP

Ao  berrante,  Carlinhos da Comitiva Água Doce, de Icém-SP.


Foto Aguinaldo Góes/Tanabi-SP

Ao berrante, Adelino Prata, o famoso "Sarará", barretense, filho e neto de boiadeiros, campeão diversas vezes de concursos de queima do alho e berrante.  É neto do saudoso Gentil Prata, um dos comissários que ajudaram a fazer a história de Barretos.


Foto Aguinaldo Góes/Tanabi-SP

Ao berrante, Joaquim Francisco Neves, o famoso "Zé Paraguaio", que, além de berranteiro, é o maior carreiro da nossa região, tendo um carro de boi cantadô, que é o orgulho do nosso povo sertanejo de raiz.


                                      <<< Anterior                                    Topo                                         Próxima >>>