Comitiva  Boi  Soberano


Principal                              Textos                                   Fotos

 

QUEIMA  DO  ALHO NO  SÍTIO  DOS  ANGICOS, TANABI-SP

08 de agosto de 2.008

 

                            Aos oito dias do mês de agosto do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e oito, no Sítio dos Angicos, Bairro do Malhador, Córrego do Guamirim, município de Tanabi, ponto de pouso da Comitiva Boi Soberano, realizou-se uma  "queima do alho"  para recepcionar os integrantes do Clube “Os Independentes” de Barretos, João Paulo Martins e Dorival Gonçalves, coordenadores do concurso da "queima do alho" da Festa do Peão de Boiadeiro daquela cidade, bem como o jornalista Luiz Felipe Nunes e seus companheiros Daniel Tercino e Júnior Zago, da revista Culturando, editada pela Associação de Gestão Cultural do Interior Paulista Professor Gilberto Morgado (AGCIP), da cidade de Monte Alto-SP, com o objetivo de escrever uma reportagem sobre as comitivas de transporte de boiada, que foi publicada naquela revista, edição especial/agosto de 2008 (vide www.agcip.org.br). Estiveram presentes, além dos integrantes da comitiva, o Sr. Izaltino Gonçalves, autor da moda de viola “Boi Soberano”, e José Ribeiro, o tetracampeão em montaria de cavalo da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Também compareceu o talentoso e prestigiado fotógrafo barretense Paulo Marques, o qual colheu imagens do encontro em fotos e vídeo. Durante o evento a Comitiva Boi Soberano prestou homenagem a João Paulo Martins e Dorival Gonçalves, presenteando cada um deles com um lenço de boiadeiro, pelos relevantes serviços que ambos têm prestado à frente do concurso gastronômico da queima do alho de Barretos. A atração musical ficou por conta do peão violeiro da comitiva, o “Neno Carreiro”, que cantou acompanhado de seu parceiro "Candieiro". 

A "queima do alho" é o preparo da comida dos peões de boiadeiro das comitivas de transporte de boiada. Quando os boiadeiros se aproximavam do local onde a comida estava sendo preparada, sentiam o forte cheiro do alho sendo frito na panela e exclamavam: "o cozinheiro já está queimando o alho", isto é, está cozinhando. Daí surgiu a expressão que hoje dá nome ao famoso concurso de culinária que se realiza todo último sábado da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, no Ponto de Pouso. A comida é feita em pequenos fogões dobráveis, chamados trempes, que viajam sobre os cargueiros. Os pratos são: arroz de carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e carne assada na chapa.

Aguinaldo José de Góes

Comissário

Foto: Giani Maira/Tanabi-SP

Visão parcial da cozinha da comitiva.


Foto: Giani Maira/Tanabi-SP

Visão parcial da cozinha da comitiva.


Foto: Giani Maira/Tanabi-SP

A cozinha da comitiva.


Foto: Giani Maira/Tanabi-SP

A cozinha da comitiva.


Foto: Giani Maira/Tanabi-SP

As tralhas de dois dos cargueiros.


Foto: Giani Maira/Tanabi-SP

Antônio Conerro Gonçalves Munhoz ("Toninho Gonçalves").


<<< Anterior                                                              Topo                                                              Próxima >>>